RELASER logo banner

As ações realização RELASER incluem a promoção de fóruns nacionais, que têm o objetivo de aliviar o tema da expansão no debate dos países da América Latina e o Caribe. Os fóruns de trabalham através da identificação, classificação e articulação dos actores relevantes para a articulação da criação de um plano de trabalho em miras à incidência neles político do país.

No caso do Fórum do Paraguai, ratificado recentemente um plano de trabalho para 2014 com produtos e actividades específicas para gerar produtos visíveis. Este fórum tem o apoio de um grupo constante das instituições e o GIZ e realizou dois estudos sobre a situação da extensão rural no país, que constitui uma base para avançar em questões de incidência.  Agosto de 2014, o fórum pretende realizar um evento regional, ligado ao tema da agricultura, familiar que incluirá a apresentação de modelos de sistemas de expansão dos países da região, que será útil para promover a extensão do sistema do Paraguai.

O Fórum chileno irá definir um plano de trabalho de maio, enquanto Fórum de Costa Rica realizou 3 reuniões em que foi apresentado a RELASER, foi acordado que uma proposta de ação e criou equipes interessados em trabalhar na formação da extensão na Costa Rica, a articulação entre pesquisa e extensão e o projeto de um sistema de acompanhamento e avaliação, permitindo medir os impactos. Cada atividade do plano de trabalho do fórum tem uma equipe responsável e cada reunião terá um espaço de formação e intercâmbio de conhecimento.

Fórum de Nicarágua conheci recentemente em Manágua, com o objetivo de institucionalizar o espaço de trabalho com organizações interessadas.  Temas relevantes de trabalho foram definidos em reuniões anteriores: metodologias de transferência de tecnologia, estado das TIC, extensão e clima mudar, extensão e serviços agrícolas, perfil da extensão, extensão nas cadeias de valor, jovens e mulheres. Também é estruturada uma matriz para definir o tema do plano de trabalho, que será definido por cada um deles, membros do grupo e enviado para FUNICA.

Colômbia, Argentina, Bolívia, México e República Dominicana são outros países que o progresso na implementação de fóruns nacionais, alimentado por RELASER. Uma rede de redes cresce e permite a troca de conhecimentos e práticas para a adequação dos sistemas de extensão, da América Latina e Caribe para os novos desafios que surgem na área de desenvolvimento rural sustentável.