RELASER logo banner

Os fóruns nacionais de RELASER têm o objetivo de aliviar o tema da extensão no debate nacional. Eles trabalham através da identificação, classificação e articulação entre as partes interessadas para a criação conjunta de um plano de trabalho tendo em conta o impacto sobre as políticas do país.

Revisão:
Objectivo:
Membros:
Formação:

Coordenador e dados de contato:

Documentos:
Revisão:

No ano de 2011 é a primeira reunião da rede na Nicarágua onde participa na América Latina, então em 2012 RELASER desenvolve sua estratégia de operação e presença no torno para países da América Latina, com o qual são criados os fóruns nacional. para 2013 no âmbito do estudo "as reformas institucionais e orçamentos para o sistema de extensão na Nicarágua e América Central" entra em ação a operação no fórum de Nicarágua , em outubro do mesmo ano com os actores que participam no referido estudo. Então será convocada para instituições públicas e privadas que trabalham com o tema da extensão do país. No mês de novembro da 2013 é executa-a primeira reunião formal do fórum com algumas instituições interessadas em participar e desenvolver iniciativas de discussão que geram propostas para fortalecer a extensão,-assistência técnica e a transferência de tecnologias na Nicarágua... até à data, o fórum chegou correndo no quadro de uma privada pública da Aliança para aceleram os processos de inovação, integrado por organizações Guild , universidades, ONGS, nacionais e internacionais, entre outros.

Quase três anos de moldar a Fórum RELASER Nicarágua foi constituído como um espaço de diálogo, onde cada um dos membros a contribuir com seus conhecimentos e gerar discussões que contribuam para promover serviços de extensão rural no país e que também contribuem para a construção de políticas, design de instrumentos para a extensão e melhoria dos serviços de consultoria rurais a fim de contribuir para o desenvolvimento rural da Nicarágua.

Áreas de trabalho:

  • Promover espaços de diálogo
  • Desenvolvimento de capacidade
  • Promover a gestão do conhecimento e gerar evidências

Principais ações realizadas até agora:

  • Apresentação da rede no seminário nacional sobre extensão feita no âmbito da apresentação do relatório sobre as reformas institucionais e orçamentárias para as SETTAS
  • Apresentação de estudo sobre metodologias participativas de extensão (quatro casos da América Latina)
  • Apresentação da rede no Conselho nicaraguense de ciência e tecnologia (CONICYT) oficina
  • Troca de experiências com a República Dominicana no âmbito do projecto medidas.
  • A 22 de outubro são será realizado o painel do fórum sobre metodologias de extensão rural na Nicarágua, seu contexto e lições aprendidas.
Objectivo: Compartilhar e discutir informações relativas aos serviços de extensão e assistência rural com cada membro do Fórum Nacional para enriquecer o conhecimento e estabelecer a articulação de ações.
Membros:

Inst. Coordenador: Fundação para o desenvolvimento tecnológico agrícola e florestal da Nicarágua (FUNICA)-fundação privada

Academia: Universidade Católica de tropical seco (UCATSE), Universidade Nacional Agrária (a), centro Agronômico Tropical de investigação e ensino (CATIE)

Inst. Privado: Conselho Nacional do café (CONACAFE), informações da Mesoamérica na agricultura sustentável (SIMAS), centro para a promoção, a pesquisa e o Desenvolvimento Rural e Social (CIPRESTE), União dos produtores agrícolas de Nicarágua (UPANIC), União Nacional de agricultores e pecuaristas da Nicarágua (UNAG), Federação das cooperativas de desenvolvimento agrícola (FECODESA)

Formação:  
Detalhes coordenador e contato: Fundação para o desenvolvimento tecnológico agrícola e florestal da Nicarágua (FUNICA).
Dr. María Auxiliadora Briones,
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,
Gerente geral da FUNICA,
Tel.: 505-22761313
Documentos:

Os documentos de trabalho, minutos e apresentações do fórum são armazenadas nesta pasta. Observa o relatório de atividades de 2014 e a lan P de trabalho até 2015

* Fórum completa

Revisão:

Em 2013, durante uma "reunião da rede Regional transferência", incentivou as instituições ligadas à questão da extensão rural para a criação de um fórum de RELASER da América Central e ao mesmo tempo como contrapartes na região. Para conseguir um fórum sub-regional, a criação de fóruns nacionais primeiro deve promover nos países da região centro-americana. Para o caso da Costa Rica, em janeiro de 2014 é apresentado o relatório "reformas para os serviços de extensão e transferência de tecnologia agrícola na América Latina: o caso da Costa Rica", promovido pela FAO-IICA-BID-IFPRI e RELASER. Durante esta reunião é também apresentada uma revisão da rede RELASER cobrar do Dr. Manuel Miranda do IICA e membro então a liderança do Comitê de RELASER. Coincidentemente, durante o ano de 2013 é desenvolvido de forma conjunta entre o INTA e o serviço de extensão do estado (DSOREA-MAG), uma estratégia de extensão de investigação conjunta com o apoio da cooperação técnica do IICA, que implicou também a abordagem da transferência e extensão de inovação. Neste contexto, é criado em fevereiro de 2014 RELASER Costa Rica e participativa Fórum Nacional foi definido o objetivo e as principais questões a abordar. Ele é revisto anualmente e definido um plano de trabalho. Este fórum tem solicitado a reflexão sobre as oportunidades que o país tem de reforçar os sistemas de extensão, onde há um interesse redefinir o papel e tornar visível a importância da transferência de tecnologia e serviços de extensão Rural. O fórum de Costa Rica é composto de organizações públicas, privadas, academia e produtor de instâncias.

Questões propuseram para ser abordada pelo Fórum:

  • Desenvolvimento de competências, habilidades e competências em extensão.
  • Divulgação conjunta com o sistema de inovação.
  • Espaço de diálogo e de gestão do conhecimento.
  • Acompanhamento e avaliação do impacto da extensão.
Objectivo: Fortalecer os serviços de extensão rural e sua articulação com o sistema de inovação para a incidência em políticas públicas.
Membros:

Inst. Público: Ministério da agricultura e pecuária (endereço de extensão agrícola), Instituto Nacional de inovação e transferência de tecnologia Agropecuária (INTA-departamento de transferência e tecnologia da informação), Instituto de Desenvolvimento Rural (INDER), movimento de clubes 4S.

Academia: Universidade da Costa Rica (UCR), Universidad Estatal a Distancia (UNED), Universidade Técnica Nacional de (NTU)

Inst. Internacional: Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura (IICA), organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO).

Inst. Privado: Corporação Nacional de banana (CORBANA), cooperativa de produtores de pinheiros de Leche-Dos, Instituto Nacional de construção cooperativa (INFOCCOP), empresa nacional de força e luz (CNFL), faculdade de agrônomos engenheiros (CIA), Fundação para o desenvolvimento da cordilheira vulcânica Central (FUNDECOR), Associação Nacional de extensionistas agrícolas (ANEAF).

Formação: 2014
Detalhes coordenador e contato: Instituto Nacional de inovação e transferência de Tecnología Agropecuaria INTA,
Departamento de transferência e tecnologia da informação.
MSc. Laura Ramirez Cartin.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone / Fax: 506-22313991, INTA.
Documentos: Os documentos de trabalho, minutos e apresentações do fórum Costa Rica estão disponíveis nesta pasta.  Relatam de destaques 2014 e 2015 trabalho plano
Revisão:

De 2011, Paraguai se junta a RELASER através de um convite para a reunião na Nicarágua e começa a fazer parte do mesmo participando da reunião o que ele faz com o objetivo de ter uma representação do Paraguai, através de uma equipe executiva. Além disso, integra-se para o Comitê Executivo da rede.

Origem: a 4 de setembro de 2012 está de acordo com a rede nacional de atores em público, setor privado, ONGs e representantes da cooperação internacional. É 13 de agosto de 2012, realiza um workshop de apresentação do mesmo RELASER e a participação do mesmo FECOPROD no mesmo, onde é que deu lugar às instituições convidadas, ou seja, são envolvidos para extensão Rural no Paraguai, de maneira a articular com outros atores nacionais, além disso começar um espaço de discussão sobre a importância de extensão rural e os novos desafios que implica nesta área para alcançar mais resultados sustentáveis no setor rural.

Objectivo: Compartilhar e discutir informações relativas aos serviços de extensão e assistência rural com cada membro do Fórum Nacional para enriquecer o conhecimento e estabelecer a articulação de ações.
Membros:

Inst. Coordenador: Federação de cooperativas de produção (FECOPROD) do Paraguai-privado, Federação das cooperativas

Inst. Público: Ministério da agricultura e pecuária (MAG), através da direcção de extensão Agrária (DEAg), Instituto paraguaio de tecnologia agrícola (IPTA); De 2016, a silvicultura nacional Institute (INFONA), a associação de agrônomos engenheiros do Paraguai (IAA), Secretário de meio ambiente (SEAM) são incorporados

Academia: Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção de (FCA - um), Universidad de San Carlos

Inst. Internacional: Menonita ao desenvolvimento económico Associates (MEDA) Paraguai, desenvolvimento internacional de cooperativas agrícolas e cooperativos voluntários para assistência no estrangeiro, Interchurch organização para a cooperação para o desenvolvimento (ICCO), Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura (IICA), organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO), de organização, Agencia de cooperação internacional do Japão (JICA), agência de cooperação técnica alemã para o desenvolvimento (GIZ)

Formação: 2012
Detalhes coordenador e contato: Federação de cooperativas de produção-FECOPROD
Eng. Agr. Jorge Cordone.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,
Fone/Fax: + 595 983 548 711,
FECOPROD, Paraguai
Documentos:

Os documentos de trabalho, minutos e apresentações do fórum são armazenadas nesta pasta. Ele destaca o relatório de atividades, 2014 e 2015 trabalho plano

* Fórum completa

Mais Artigos...