RELASER logo banner

Paraguay Original2 smallNo quadro do projecto da FAO "fortalecimento do sistema nacional de extensão e comunicação para o desenvolvimento", implementado pelo Ministério da agricultura e pecuária (MAG) do Paraguai, através do endereço de extensão agrícola (DEAg) e a FAO, dos 13 aos 17 de abril de 2015 é realizado o workshop de caráter regional "a comunicação para o desenvolvimento da família da agricultura" ": elementos de planejamento participativo" organizado no âmbito da "Iniciativa Regional de FAO 2: agricultura familiar e desenvolvimento territorial Rural na América Latina" em colaboração com a Associação Mundial de emissoras de rádio comunitária (AMARC).


O workshop visa extensionistas, representantes de organizações de produtores, bem como a entidades que trabalham no âmbito da inovação agrícola e comunicação para o desenvolvimento rural. Ao mesmo tempo, a nível Latino-americano, a oficina permitiu o intercâmbio de experiências entre as agências e projetos relacionados da região e gerou mecanismos para a colaboração no CpD para a família de agricultura.
O workshop contou com a presença: i) 23 agentes de extensão da direcção da extensão Agrária (DEAg) do Ministério da agricultura e pecuária do Paraguai, ii) 2 membros da reunião especializada da agricultura familiar (REAF), iii) 5 comunicadores das representações da FAO nacional no Peru, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e o Escritório Regional para América Latina e Caribe, iv) 1 membro da rede latino-americana de serviços de extensão Rural (RELASER).


Também participou de 5 representantes da sociedade civil e do governo: os representantes do sindicato Confederação só de camponeses trabalhadores da Bolívia (CSUTCB); Fundação CAREENING comunicação e treinamento na gestão dos recursos naturais e agricultura sustentável; Gabinete de comunicação da centro nacional tecnologia agrícola e florestal (CENTA) de El Salvador e o Ministério de pecuária, agricultura e pesca do Uruguai.


A oficina teve uma duração de 5 dias, assim divididos:

  1. Primeira fase: elementos teóricos e metodológicos na CpD na agricultura a fim de organizar um processo de planejamento participativo no CpD;
  2. Segunda etapa: os participantes nacionais participaram de um treino de campo nas áreas de projeto, enquanto os participantes da região realizou uma sessão para identificar como integrá-las actividades do CpD neles, ações de família de agricultura.
  3. Participantes no workshop propuseram a criação de um grupo de trabalho regional sobre comunicação para o desenvolvimento rural, bem como reforçar a onda Rural da rede como um mecanismo para continuar o intercâmbio de conhecimentos e experiências na região.

Material apresentado no Workshop disponível aqui

Paraguay Original1